Dia Mundial da Saúde

bahamas Noticias Comentários desativados em Dia Mundial da Saúde

bahamas-depre

Anualmente no dia 07 de Abril comemora-se o dia Mundial da Saúde, o qual foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e a busca por uma melhor qualidade de vida. E como prioridade apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2017 o tema proposto é a Depressão, na ocasião, o lema da Campanha será Let’s Talk, em português “Vamos Conversar”, que tem visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ter conhecimentos que ajudam a prevenir esta doença, que pode trazer diversas consequências graves. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Globalmente, estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno o qual pode ser categorizado como leve, moderado ou grave, a depender da intensidade dos sintomas.
Profissionais de saúde que não são especialistas em saúde mental.

Existem tratamentos eficazes para depressão moderada e grave. Profissionais de saúde podem oferecer tratamentos psicológicos, como ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal. Os tratamentos psicossociais também são efetivos para depressão leve. A depressão é uma das condições prioritárias cobertas pelo Mental Health Gap Action Programme (mhGAP) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O programa visa a ajudar os países a aumentar os serviços prestados às pessoas com transtornos mentais, neurológicos e de uso de substâncias, por meio de cuidados providos por A iniciativa defende que, com cuidados adequados, assistência psicossocial e medicação, dezenas de milhões de pessoas com transtornos mentais, incluindo depressão, poderiam começar a levar uma vida normal — mesmo quando os recursos são escassos.
Fonte: www.calendarr.com e www.nacoesunidas.org